Construindo Cajons – Anexando o painel traseiro sem grampos

Este método é uma maneira rápida e fácil de obter uma parte de trás apertada e totalmente lacrada presa à sua construção cajon.  Funciona bem com qualquer material nas costas. Não são usados grampos. Eis o que você precisa:

  • material de espuma de almofada de camping, deve ser espuma compressível de algum tipo, cerca de 1/2 polegada (1,3cm) de espessura
  • uma pequena quantidade de cola quente ou semelhante para anexar a espuma à placa traseira
  • 12 pequenos blocos de compensado ou madeira( cerca de 4x1x1 polegada {10×2.5,5 cm} dependendo da espessura do seu material traseiro)
  • uma broca e parafusos para aparafusar os blocos
  • alguns objetos pesados para pesar a caixa, totalizam cerca de 45kg

Se você usar epóxi, este método funciona bem mesmo com superfícies que não são perfeitamente planas.  A limpeza é mínima. Olhar para as fotos abaixo pode ser informação suficiente para fazê-lo ir.

Nestas fotos eu uso policarbonato para o cajon de volta mas o método é o mesmo para compensado. Há algumas informações específicas de policarbonato no final do blog para aqueles de vocês que querem andar no lado selvagem.

Eu cortei e lixei a parte de trás um pouco maior que a caixa por cerca de 1/16 em (1,5 mm), então, depois que ela é presa à caixa, areia as bordas flush.

Cola quente protege espuma às bordas de policarbonato usado para cajon de volta.
A espuma é colada apenas ao redor da borda da superfície externa da parte de trás.

Corte as tiras de espuma para ser uma 1/8 polegada maior que a espessura lateral da caixa.  Geralmente cerca de 1/2 polegada a 1 polegada (1,3 cm a 2,5 cm). Use cola quente para anexar tiras estreitas de espuma de almofada de acampamento ao longo da borda da superfície externa da parte de trás.

As tiras de espuma do acampamento servem dois propósitos. Evita que a parte de trás se mova e fornece uma superfície compressível para distribuir pressão uniformemente por toda a zona de apego. Não use uma folha cheia de espuma de almofada de acampamento, isso fará com que a parte de trás se curve no centro e você não terá uma parte de trás ‘esticada’. Vire a parte de trás, a parte de trás fica de frente para baixo com 6 pequenos blocos compensados das bordas. A espuma suporta a parte de trás. É a única coisa que apoia a parte de trás.

Mascarar o interior da parte de trás com fita de tal forma que o mascaramento vem dentro de cerca de 1/8 polegada das laterais.

Gabarique para segurar cajon mostrando o primeiro nível de blocos parados longe do policarbonato de trás.

Prepare o gabarito que segurará a caixa de cajon para trás enquanto o adesivo seca. O primeiro nível de blocos não deve tocar nas bordas da parte de trás. Deixe-os de volta cerca de 3/8ths polegada (1 cm). Se você usar blocos de madeira, você precisará pré-fazer furos para os parafusos ou os blocos serão divididos. Prefiro blocos de compensado. O primeiro nível deve ser alto o suficiente para que o segundo nível nunca toque no adesivo escorrendo da articulação.

Coloque a parte de trás na espuma de gabarito para baixo e exatamente para onde ele irá durante a cola real para cima. Coloque cuidadosamente a caixa de cajon exatamente na parte de trás onde você quer que ela se sente quando estiver colada.  Coloque cuidadosamente e aparafusado 3 segundos blocos de nível sem mover a caixa, dois de um lado e um na parte superior. Eles devem apenas tocar os lados do cajon. Com os blocos de nível de 3 segundos aparafusados, remova a caixa.

Jig para segurar cajon com 3 blocos tendo 1º e 2º níveis de blocos no lugar.

Prepare seu adesivo favorito, nestas fotos estou usando epóxi claro de 2 partes mas para uma parte de madeira eu provavelmente usaria Titebond III (não cola quente, isso é apenas para a espuma apoiar o vínculo temporário). Eu costumo tirar a parte de trás do gabarito para colocar o adesivo.

Aplique uma camada de epóxi nas bordas do policarbonato.
Aplique uma camada de adesivo nas bordas da parte de trás. Esta parte de trás não tem mascarar ao redor da borda interna e vai exigir muito mais limpeza do que uma parte de trás com mascaramento.

Coloque o adesivo na parte de trás ao redor da borda onde a caixa será anexada. Uma vez que seu adesivo está ligado, coloque a parte de trás no gabarito e certifique-se de que a parte de trás está perfeitamente alinhada com os blocos de nível apropriados de 3 segundos. Vire a caixa e coloque-a cuidadosamente na parte de trás, com o lado apropriado e superior contra os blocos de segunda camada.

Por 5 a 10 segundos, pressione lentamente a caixa para baixo enquanto desloca ligeiramente sua posição para espalhar o adesivo uniformemente. Termine com a caixa pressionada firmemente contra os blocos de 3 segundos de nível.

Coloque cerca de 1/3 dos pesos na caixa para mantê-lo estacionário. Coloque e aparafusado o segundo nível restante de blocos. Eles devem ser confortáveis contra os lados. Depois que eles estiverem no lugar, a caixa não deve se mover.

O nível inferior dos blocos é compensado para não entrar em contato com o adesivo. A camada superior de blocos segura a caixa de cajon no lugar.
O nível inferior dos blocos é compensado para não entrar em contato com o adesivo. A camada superior dos blocos segura a caixa de cajon no lugar.
Vire a caixa e coloque-a cuidadosamente no poli, alinhando as bordas.
A caixa e para trás com as camadas inferior e superior de blocos no lugar.

Uma vez que todos os blocos estejam no lugar adicione o peso restante. Eu uso muito peso. Algumas das minhas primeiras tentativas com menos peso foram menos bem sucedidas.

Usando grandes blocos para pesar a caixa de cajon enquanto cola as costas.
Pesando na caixa. Estes são blocos de abeto sitka que são bastante leves. O peso total é de cerca de 50kg.

Com os pesos no lugar, alcance dentro da caixa, através do orifício de som e remova a fita adesiva. Se necessário, raspe o adesivo de acesso que escorre da articulação. Em seguida, limpe a área com o solvente apropriado. Quanto mais excesso de adesivo você pode remover, mais fácil será a limpeza depois de definida.

No dia seguinte, remova o peso e a areia da borda para fazer a parte de trás dar descarga. Se necessário, a areia interna das costas para remover o adesivo residual.

A borda da parte de trás lixada flush com os lados e topo do cajon.
A borda da parte de trás lixada flush com os lados e topo do cajon.

Uma caixa apertada é fundamental para bom som e construção durável. Enquanto construía meus primeiros cajons, usei grampos para prender as costas. Eles funcionaram, mas foi confuso e um pouco complicado. Tenho certeza que há outras maneiras de fazer isso. E muitas melhorias são possíveis para este método. Por favor, comente abaixo. Obrigado, Bill.

Firebox Cajon com policarbonato para trás, cedro vermelho e laterais de cedro amarelo por cima e inferior.
Firebox Cajon com policarbonato traseiro, cedro vermelho e laterais de cedro amarelo, superior e inferior. Fabricado no Alasca, EUA
Firebox Cajon com tapa luaan, cedro vermelho e laterais de cedro amarelo, superior e inferior. Acabamento do óleo de tung. Fabricado no Alasca, EUA
Firebox Cajon com tapa luaan, cedro vermelho e laterais de cedro amarelo, superior e inferior. Acabamento do óleo de tung. Fabricado no Alasca, EUA

Anexando o policarbonato como um cajon de volta:

O policarbonato dá muita ressonância a um cajon. Cortei o poli com uma lâmina de cerâmica em uma serra de gabarito que é muito, muito mais segura do que outros métodos que tentei. Então eu lixeio ambos os lados para ‘congelar’ a folha com uma lixadeira de cinto ou uma lixadeira orbital. Depois de limpar as bordas internas com álcool, o policarbonato está pronto para ‘colar’ com epóxi de 2 partes ou AquaSeal como adesivo.  Crítico é um epóxi que não é escorrendo. Precisa ser um pouco grosso para preencher e aderir.  Se você estiver usando epóxi, você deve trabalhar rápido para revestir o policarbonato e posicionar a caixa antes que o epóxi comece a definir. Qualquer grão final deve ser selado com uma fina camada de epóxi um dia antes de colar. Muitas epóxis são solúveis de calor, se você fizer um cajon com uma parte traseira epóxia não deixe que ele aqueça. E é uma boa ideia colocar alguns parafusos para ajudar a garantir que ele permaneça.

Atualizado em 4 de fevereiro de 2020