Há pelo menos dois construtores de cajon na área de Popayan, Fabox Cajones e JP Cajon. Ambos fazem bons instrumentos. Ambos são inovadores, seus cajons muitas vezes têm pequenos ou algum tempo melhorias significativas que os tornam únicos e interessantes. Ambos estão servindo a população local e têm modelos simples e básicos, bem como tem modelos de ponta superior. Um modelo de ponta superior agradável vai rodar cerca de US $ 100 USD. Esses cajons custariam 2 vezes o preço pedido na Europa ou nos EUA. Fabox Cajones está disponível em algumas lojas de música em Cali e Bogotá. JP Cajons também estão disponíveis em Cali.
FaBox cajon feito na Colômbia
A parte de trás de um cajon FaBox mostrando o mecanismo de ajuste do orifício de som.
FaBox Caon na loja de música Melodia
Alguns modelos do FaBox têm desconcertação interna diretamente atrás do topo da tapa. Alguns de seus cajons têm armadilhas únicas de cordas de guitarra. E alguns têm orifícios de som ajustáveis. Todos ficam ótimos e jogam bem. Os fios de guitarra são encontrados em cajons típicos estilo flamenco normalmente executados verticalmente. Os fios de armadilha fabox são horizontais na parte superior, o que é bom, pois isola o som de armadilha do som do baixo.
FaBox cajon com suporte de guitarra ajustável
JP Cajons também às vezes tem desconcertações internas diretamente atrás do topo da tapa. Isso isola o som da armadilha, enviando-o para fora da tapa e diminui a quantidade de armadilha no baixo do buraco do som.
JP cajon feito na Colômbia
Desconcertado na frente dos fios de armadilha em um jp cajon
JP Cajon feito de strand-board orientado, osb
Houve também um cajon sem marca com uma interessante modificação de arame na armadilha. Ocasionalmente, fabricantes de cajon anexando os fios de armadilha diretamente ao assento ou a uma re-aplicação ao longo da borda do banco da frente. É um método simples de adicionar armadilha, mas não há como ajustar ou remover a armadilha. Na foto abaixo você pode ver que os fios de armadilha ao longo da parte inferior estão sendo mantidos no lugar com uma corda de guitarra esticada entre os lados, eu nunca tinha visto isso antes.
Fios de armadilha presos na parte superior e mantidos no lugar por uma corda de guitarra ao longo da parte inferior. Este é um simples cajon sem marca vendido na loja de música Armonia em Carrera 8.Anexar fios de armadilha diretamente a um suporte lateral é uma maneira simples, mas eficaz de adicionar armadilha.
Há mais de 7 lojas de música espalhadas no centro colonial de Popayan. Muitos carregam cajons fabricados localmente e todos têm uma seleção de outros instrumentos de percussão, muitas vezes feitos na Colômbia. Os preços são baixos e a qualidade é boa. Se você é músico ou quer um presente local para um amigo músico, visitar essas lojas de música é uma boa maneira de se conectar com produtos locais de qualidade. As seguintes lojas de música com endereço de rua carregam cajons feitos localmente:
Serenata, Calle 5, 10-68
Armonia, Carrera. 9, 7-11
Pentragram, Calle 6, 9-22
Mi Guitarra, Carrera 8, 6-32
Melodia, Carrera 8, 6-58
Localização de lojas de música em Popayan Colômbia que carregam cajons locais.
Quando eu estava lá em março de 2019, os modelos de High-end FaBox eram provavelmente os melhores cajons de Popayan. Eles são bons cajons de compensado com algumas inovações interessantes e acabamentos agradáveis. JP cajons são cajons decentes baratos, eu realmente comprei um em Cali e doei para o albergue em que eu estava hospedado.
FaBox cajon como gravado na loja de música Serenata.
Eu vim até mim na rua outro dia e tentei comprar meu cajon. Alguns dias antes, outro cara me disse que era o melhor cajon que ele já tinha ouvido. Ontem à noite, um músico de rua viajante queria um link no YouTube que ele pudesse enviar para seus amigos construtores cajon na Argentina. A maioria das pessoas no planeta não tem muita experiência com cajons, mas eu estava de ônibus em Montañita Equador, um refúgio para viajantes mundiais em busca de um pouco de tempo de qualidade na praia. Então, talvez haja uma porcentagem maior de pessoas passando que realmente sabem o que é um cajon.
Cajons fabricadoem em Buenos Aires Argentina: JC Percusion ; Percussão alexander; tierrapiano e percussão do crânio
Todo o total eu joguei cerca de 36 marcas de cajon, o que não é muito tempo quando você considera que há mais de 350 fabricantes de cajon no planeta, 50 só nos EUA. Qualquer site que afirma ter experimentado objetivamente todos eles é provavelmente BS’ing você. Toquei todas as marcas cajon comuns de cajon “Made in Tailândia/China” vendidas na maioria das lojas de música. Eu tenho um maravilhoso cajon feito na Alemanha. Eu tenho um começo em uma coleção de modelos cajon sul-americanos. E joguei todas as marcas locais que pude encontrar na Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Chile e Filipinas.
Excelente JC Percussão cajon feito em Bogotá, Colômbia
Mas esta é uma gota no balde, há tantos grandes cajons feitos no Japão, Austrália, Polônia, Rússia, Espanha e muitos outros países. Recentemente tivemos uma discussão no fórum “Play Cajon” sobre o melhor cajon soando do mundo. Talvez devêssemos tê-lo reintitulado “o melhor cajon de som vendido em lojas de música” porque, embora houvesse algumas marcas regionais mencionadas, além das recomendações foram fabricadas cajons de alguns fabricantes globais.
Cinco cajons fabricados na América Latina: A maioria é uma loja de música cajon de Cali; Percussão tovar em Bogotá; JP Percussão de Popayan, Colômbia, Afrika Percussão da Colômbia e uma loja de música cajon em Santiago do Chile.
Dos cajons que joguei, não posso dizer qual marca é “melhor”. A maioria dos fabricantes de cajon tem vários modelos. Os modelos high-end geralmente são muito, muito bons. Mas muitos dos modelos low-end são simples e básicos. É compreensível. Modelos básicos que custam apenas US$ 30 são acessíveis para quase todos. Às vezes eu tenho sido capaz de tocar e gravar os modelos high-end, às vezes não.
Um grande som profissional A&P Cajon feito na Colômbia perto de Cali
Outra coisa, os cajons são diferentes, não dois iguais. Para muitas pessoas, o som é quase pessoal e específico. É como perguntar qual violão é melhor, um Les Paul ou um Gretsch? Eu posso amar o tom de um e você pode preferir o próximo a ele. Nós dois estamos certos. Algumas pessoas gostam de um monte de armadilhas, algumas pessoas não querem nenhuma. Alguns cajons têm um espaço “morto” no assento que torna as notas fantasmas mais fáceis, outros não. Algumas pessoas preferem o boom limpo e plano produzido por uma parte de trás grossa, alguns querem a ressonância de uma parte das costas finas. E alguns cajons soam melhor ao acompanhar música de uma certa chave ou estilo, que deve ser um blog para o seu próprio.
Firebox Cajon #43, cajon de madeira maciça
Principalmente toco minha atual construção, número 43, concluída no final do verão do Alasca de 2019 no galpão fora da minha casa. Tem o buraco de som na parte inferior, os lados são sitka abeto, cedro vermelho ocidental e cedro amarelo. O topo é cedro amarelo. É perfeito para busking, o buraco de som na parte inferior direciona o som para a frente. A parte de trás é policarbonato e tem meu novo sistema de armadilhas em ângulo flexível que é ótimo para flamenco ou rocha. É o cajon que estou carregando pelo Equador e recebe muita atenção.
VP Cajon fez em Lima Peru com grande som, para algumas músicas eu prefiro isso para #43
Eu toquei cajons com baixo mais limpo, e alguns com baixo inferior. E muitos cajons high-end parecem mais legais. #43 é um cajon muito bom, certamente não o melhor do mundo, mas bom o suficiente para impressionar e me manter feliz. Embora seja lisonjeiro que muitos viajantes mundiais em Montañita realmente gostem deste cajon, suas opiniões estão sujeitas à mesma experiência limitada que todos nós temos: eles só ouviram uma porcentagem muito pequena de todas as marcas cajon.
Um incrível cajon por Cajon Fly feito em Medellin Colômbia
Eu não sou um sussurrador de madeira, mas eu fui capaz de fazer um grande cajon soando. Construir um bom cajon é um projeto dável para a maioria dos trabalhadores de madeira que têm uma marcenaria básica, paciência e uma propensão para detalhes. Fabricantes locais de cajon que construíram centenas de cajons estão muitas vezes fazendo grandes instrumentos de qualidade a preços razoáveis.
Cajon com bandeira de Porto Rica feita na Colômbia
Se você quiser um cajon semelhante ao #43 entre em contato com um fabricante local de cajon e dê-lhes os links no parágrafo acima. As informações da construção estão todas lá. E eu ficaria feliz em responder perguntas. Mas antes que eles duplicam esses planos, por favor, tente um de seus cajons, as chances são de que você encontrará um vencedor.
Belo Flamentr3lok cajons feito no Chile
Bem, é isso, na sua busca pelo melhor cajon do seu mundo, por favor comece com um fabricante local de cajon. “Tente antes de comprar” é bom, mas se você tiver, jogue cautela ao vento e apenas pegue um.
Maravilhosa madeira maciça JA Cajon feita nas Filipinas
Nas próximas semanas vou começar uma página no site Cajons of the World dedicado à construção de cajon. Fiquem ligados. Se você preferir comprar um ótimo cajon feito localmente agora aqui estão links para seus fabricantes locais de cajon:
A “cabeça de massa” é a parte de um tambor que você bateu. Se o tambor tem uma cabeça vibrante em frente à cabeça da massa, é chamado de “cabeça ressonante”. Nem todos os tambores têm cabeças ressonantes, tambores de conga e tambores de bongo, por exemplo, não têm uma cabeça ressonante. Alguns tambores, como tambores de baixo de banda marcial e bateria bata, têm duas cabeças de massa, que também agem como cabeças ressonantes. A cabeça do batedor do cajon é chamada de tapa. Alguns cajons têm costas grossas e duras que não são projetadas para vibrar, outros têm costas mais finas que vibram e criam ressoar. A parte de trás de um cajon que pretende vibrar e produzir ressonância pode ser considerada uma “cabeça ressonante”. Existem alguns modelos cajon que têm duas cabeças de massa – o ‘back’ é madeira de compensado fino, geralmente um pouco mais espesso que a tapa primária, e foi projetado para ser jogado.
Policarbonato cajon de volta como uma cabeça ressonante.
Muitos cajons comerciais têm costas finas de compensado, alguns ligeiramente mais finos do que 5mm. Algumas costas finas até parecem estar impregnadas com plástico ou epóxi flexível, simulando uma pele de tambor rígido. Alguns são anexados muito firmemente, quase como se a fabricação encontrasse uma maneira de esticar a madeira através da parte de trás. Estes cajons têm mais ressonância do que cajons com costas grossas. Para os fabricantes beneficiar esses cajons também pesam menos, portanto, são mais baratos de enviar a granel, resultando em menos carga de carbono.
Dentro de um cajon com uma cabeça ressonante feita de policarbonato e presa com epóxi e parafusos
Ao contrário dos tambores de bateria, a parte de trás do cajon é importante estruturalmente. A parte de trás dá suporte aos lados, pelo menos pressões laterais. Um cajon com uma cabeça de tambor membranânva na parte de trás precisaria ter lados mais grossos com canto extremo se preparando para ser estruturalmente estável. Ou precisaria de algum tipo de reforço ao redor da parte de trás. Alguns fabricantes de cajon usaram um típico sistema de cabeça de kit de bateria circular inserido em um compensado sólido de volta para simular uma cabeça ressonante em um cajon, mas isso é caro e raro.
Borda limpa entre madeira e policarbonato quando o epóxi de 2 partes é usado. Bordas lixadas limpas.
Construí cerca de 40 cajons usando policarbonato para o cajon de volta. Considero que são cajons com cabeças ressonantes, talvez as cabeças mais ressonantes encontradas em qualquer cajon. O policarbonato é muito forte, é tipicamente encontrado nos escudos faciais dos capacetes de motocicleta. Tem excelente força lateral, mas quando lençóis planos são anexados ao longo das bordas, ele vibra prontamente no centro. Usado como parte de trás de um cajon, fornece suporte lateral significativo e ressonância significativa. Ao contrário de uma cabeça membraniosa, o policarbonato não precisa ser esticado para produzir ressonância. Alguns dos meus cajons são feitos de madeira macia sólida e encolheram ligeiramente ao longo do tempo. As cabeças de policarbonato estão ligeiramente dobradas, mas continuam produzindo a mesma quantidade de ressonância que quando o cajon era novo.
Cajon de madeira maciça com policarbonato retido com apenas 2 partes de epóxi. Agora adiciono parafusos para reforçar a articulação epóxi.
O policarbonato não é o mesmo que “acrílico”. Acrílicos têm muito menos força e podem quebrar. Eu nunca usaria acrílico em um cajon de volta.
Anexar policarbonato às bordas de um cajon de madeira é um problema, você não pode simplesmente colar. A maioria das colas não adere ao policarbonato. Tenho usado duas partes epóxi e parafusos. Neste último verão eu tentei alguns outros métodos na esperança de encontrar um método mais simples. Tentei uma variedade de fitas duplas e parafusos. Eu não gostava de nenhum deles. As fitas deram resultados visuais inconsistentes e a menos que você use um monte de parafusos, a fita realmente parece silenciar ligeiramente o policarbonato.
Policarbonato preso com 32 parafusos, sem epóxi ou fita.
O método mais simples com resultados visuais aceitáveis foi simplesmente usar um monte de parafusos para anexar o policarbonato, sem fita, sem epóxi. Mas isso é tedioso, o policarbonato é resistente e perfurar 32 buracos e contrapias é demorado. Além disso, os resultados ao redor da borda não são tão visualmente atraentes quanto uma borda epóxi.
Cajon com um policarbonato nas costas ligado sapenas parafusos. O policarbonato está ligeiramente dobrado entre parafusos. Mais parafusos são necessários neste cajón. Se a parte de trás também estivesse presa com epóxi, este seria o número correto de parafusos.
Então passei parte do verão de 2019 tentando simplificar a fixação de um policarbonato de volta a um cajon usando epóxi de duas partes e parafusos. Atualizei um blog anterior com os métodos mais recentes. É mais eficiente que a versão anterior e é o resultado de 5 anos trabalhando com cajons com costas policarbonatos.
32 parafusos usados para segurar o policarbonato sem epóxi.
Fitas usadas entre policarbonato e corpo de cajon não recomendad o.
Fita irregular nos cantos
Usando fita entre madeira e policarbonato. A fita fica esfarrapada nos cantos.
Eu venho construindo cajons com “buracos de som na parte inferior” por 2 anos e finalmente decidi que era hora de encaixar alguns com um mecanismo de armadilha. Eu queria manter simples e eu queria algo que não requer um buraco na lateral da caixa de cajon. Em meus cajons este é um mecanismo super fácil de entrar e sair. Em um cajon com um buraco de som normal seria preciso um pouco de prática, mas certamente seria possível.
Há dois tipos comuns de armadilhas em cajons, aqueles que usam cordas de guitarra, flamenco cajons, e aqueles que usam os mesmos fios de armadilha encontrados em tambores de armadilha. Existem muitos desenhos de suportes de arame snare usados em cajons com fios de armadilha. Alguns têm barras estacionárias rígidas para segurar os fios de armadilha, alguns têm barras rotativas rígidas ou dowels que permitem on-off e alguns cajons têm barras rígidas, mas removíveis.
Mecanismo flexível de armadilhas cajon em vigor
Este design é baseado em fios de armadilha, mas funciona porque os fios são angulados e mantidos no lugar por uma barra flexível fina que ajuda a pressionar os fios na superfície da tapa. O design dá boa armadilha, baixo claro e é fácil de remover. Uma desvantagem é que ele não pode ser removido durante o jogo, você deve chegar ao cajon para adicioná-lo ou removê-lo.
Barra de montagem flexível com fios de armadilha angular.
Orientação do fio de armadilha em ângulo
Os próprios fios têm três ângulos importantes, um é o posicionamento do suporte do fio na barra para inclinar os fios em direção ao centro do cajon. O segundo é a extremidade cortada dos fios, ele progressivamente se alonga de tal forma que todos os fios terminam no assento do cajon, em direção ao centro. Eu gosto de fazer o dispositivo, em seguida, cortar os fios para que eles apenas toque no assento. Por causa desses dois ângulos, os fios não são mantidos apertados pelo assento. Um golpe direto sobre os fios resulta em uma boa armadilha, mas um golpe para o lado tem muito menos armadilha. O contato com o assento causa um leve silêncio se o golpe for alto no meio contra o assento. Gosto disso, pois estou constantemente procurando tons diferentes e isso fornece dois tons distintos nas proximidades.
A principal vantagem dos fios angulados tocando a parte superior é que o som da armadilha é bom no centro superior, mas mínimo para o lado e mínimo no baixo.
Eu dobrei os fios da base do suporte de montagem do fio de armadilha metálica. Eles devem ser montados na barra arborizada para maximizar o ângulo em direção à tapa. No cajon a tapa seria vertical na parte inferior desta foto.
O terceiro ângulo importante mantém os fios de armadilha pressionados firmemente contra a tapa. É alcançado tanto pela inclinação dos fios na barra quanto pela inclinação da barra no suporte. Eu costumo dobrar os fios onde eles se prendem ao suporte metálico que os mantém todos juntos. Os fios devem ser montados de tal forma que o ângulo da tapa é maximizado. Se você montá-los do outro lado de tal forma que eles estão alinhados com a tapa, a tensão pode insuficiente e o mecanismo pode cair.
Barra Flexível
A barra flexível é um pedaço de madeira compensada de tapa de 3mm fina cortada estreita, cerca de 19 mm e apenas tempo suficiente para caber entre as laterais. Ainda estou experimentando a melhor posição, mas na minha atual construção favorita a parte inferior da barra está 11 cm abaixo da parte inferior do topo. Em algumas dessas fotos eu adicionei três peças para dar aos parafusos profundidade de madeira e mudar a flexibilidade, mas eu também usei duas ou até nenhuma. Mesmo com uma peça para engrossar a profundidade da madeira, os parafusos perfuram e devem ser descarga suminhas.
Adicionando espessura para dar aos parafusos a compra.Simulando a pressão de uma tapa. Sem tapa, o mecanismo cairá.
Depois que a montagem é construída se os fios forem muito longos, corte-os mais curtos. Eu uso uma roda de corte de metal de 10 polegadas para cortar arame de armadilha, com os fios montados em um gabarito é muito mais fácil e mais limpo do que com cortadores de arame. Arame de armadilha é muito duro. Há mais fotos sobre como cortar arame na galeria no final do blog.
Cortando arame de armadilha
Suportes de montagem
O bar é mantido no lugar por pequenos entalhes nas peças de montagem e pela tensão das cordas do fio de armadilha pressionando contra a tapa.
Quatro exemplos de suportes para a barra flexível anexada ao lado dos cajons. Os três para a esquerda têm longas peças de apoio. O exemplo mais certo com a peça de apoio curta não é recomendado, mostrou-se difícil inserir a barra.
As peças de montagem do bar são pequenas. É bom ter uma mão ou serra de pergaminho mecanizada para moldá-los. Experimentei diferentes comprimentos para os suportes de montagem e descobri que uma peça curta com o entalhe é boa, mas é melhor ter uma longa peça de apoio. Torna muito mais fácil colocar o dispositivo.
No momento, estou usando um bar para tapa angle em torno de 30 a 40 graus, mas ainda estou experimentando. Se o ângulo for muito íngreme, haverá pouca ou nenhuma armadilha. Se rasos o dispositivo pode cair. A distância elevada da tapa é muito importante. Deve estar perto da tapa, mas não muito perto. Agora estou usando cerca de 15 mm. Este é um novo design, por favor, pense nas medidas como preliminares. Não quero bloquear ninguém em números que podem não ser ótimos. Se você fizer este design você faz parte de um experimento e, por favor, deixe-nos saber o que funcionou e não fez nos comentários.
Cortei o slot para o suporte um pouco pequeno. Depois que as peças do suporte estiverem coladas em I em volta das bordas/cantos de contato da barra até que o dispositivo deslize no lugar.
Moldando as extremidades da barra de armadilha flexível para garantir um ajuste apertado.
Os fios de armadilha são mantidos contra a tapa pela pressão combinada da barra flexível, a inclinação dos fios de armadilha e o entalhe no suporte. A pressão dos fios dobra ligeiramente a barra flexível. A cada golpe na barra flex e rebote de corda combinam para produzir um bom som de armadilha.
Barra de arame flexível de armadilha inserida, mas ainda não rompeu no lugar.Barra de arame flexível inserida no suporte de montagem e estalada no lugar. Com a tapa no cajon, o mecanismo permanecerá no lugar.
Se você quiser, você pode fazer duas camadas de suportes de montagem. Isso permitirá que você posicione a barra alta ou baixa. O que vai mudar a quantidade de armadilha. A foto abaixo mostra a ideia básica, mas foi a primeira e única vez que tentei isso para que a forma das peças não fosse otimizada. Da próxima vez eu vou fazê-los progressivamente mais tempo para ajudar a obter o bar dentro Isso lhe dará a opção de uma pequena armadilha ou muito. Mas você terá um monte de som de armadilha no baixo usando a posição inferior. Você também pode ter várias barras de montagem flexíveis, a que se encaixa nas montagens inferiores poderia ter fios mais longos de armadilha, angulados ou não.
Os suportes de montagem multple permitem que a barra seja colocada mais alta ou menor, alterando a quantidade de armadilha.
Não há mecanismo de on-off. Basta remover a barra de armadilhas para eliminar o som da armadilha. A única sintonia fina é qual nível você coloca a armadilha.
Cajon de madeira maciça com afiação, suportes de armadilha e bracing interno.
Gabarito para cortar fios de armadilha
Madeira macia costumava fazer gabarito
Fios de armadilha cortados limpos
As pontas do parafuso exposto devem ser planas.
Extremidades de parafuso expostos
O chão para baixo extremidades de parafusos segurando os fios de armadilha.
Entalhe de suporte de corte
Régua em polegadas
Peças de suporte de fios cajon snare
Moendo as extremidades expostas dos parafusos segurando o fio de armadilha.
Há tantos desenhos de Anos Viejos. Eu estava esperando encontrar alguns com guitarras!
Eu estava indo jogar cajon com um amigo e parei na Avenida 2 para ver Los Años Viejos. Foi divertido adicionar o cajon em algumas fotos.
Como escrevi na minha página no Facebook: “Años Viejos são bonecos ou estátuas de papel mache (papier-mâché) que são queimadas em Guayaquil Equador na véspera de Ano Novo como um ato tradicional de “fora com os velhos”. Essas estatuetas representam eventos ruins, juju ruim ou maus políticos. No passado, bonecos cheios de palha eram comuns, mas nos últimos anos personagens populares dos quadrinhos dominam.”
Muitos personagens populares de quadrinhos podem ser encontrados materializados como um Anos Viejos em Guayaquil
“Essas fotos são da rua “6 de Marzo” que na verdade é rotulada como Avenida 2 na maioria dos mapas. Há cerca de 20 blocos revestidos com essas estatuetas. As pessoas compram e as levam para casa. Muitos milhares, e todos são queimados na véspera de Ano Novo quando o relógio bate meia-noite. “
Grandes e pequenos Anos Viejos com um cajon no Equador de Guayaquil
Os Pequenos Anos Viejos são vendidos por US$ 5 ou US$ 10, mas os grandes elaborados custarão mais us$ 100. Muitas empresas compram as maiores e as exibem em frente às suas lojas nos dias anteriores à véspera de Ano Novo.
Alguns grandes Anos Viejos em Guayaquil são vendidos por mais de US $ 100.
Há muitas oficinas ao longo da Avenida 6 de Marzo. Eles trabalham o ano todo para produzir os milhares de Anos Viejos que eles vendem em poucas semanas antes da véspera de Ano Novo.
Alguns grandes e elaborados Anos Viejos não são vendidos, mas são usados como pano de fundo para fotografias pagas. Este custou US$ 1. Alguns são $0,50.
As famílias caminham pela avenida e buscam sua estatueta preferida. Isso me lembrou um pouco de gente no norte do país saindo para escolher a melhor árvore de Natal. E da mesma forma, as crianças parecem tomar a decisão.
Transportando um grande Anos Viejos em um caminhão.
Muitos desses Anos Viejos têm muitos detalhes. São obras de arte. No entanto, à medida que a meia-noite se aproxima, as pessoas os empilham em estacionamentos e na rua, os enusem com gasolina e queimá-los. Eles queimam muito rápido, pois são principalmente uma concha de papel. Depois que o fogo está queimando fortemente, as pessoas jogam sacos de fogos de artifício.
Adicionando um viejso anos à pilha de queimaduras. Provavelmente o saco na mão esquerda está cheio de fogos de artifício.
Cabeças pintadas usadas em fantoches para Anos Viejos