Planos Cajon – Buraco sonoro voltado para baixo e tapa inclinada

Cajon plans with downward facing sound hole

Como construir um Cajon

Este artigo descreve o mais recente projeto de construção e detalhes do projeto Firebox Cajon ‘Open Hearth’.  Ele usa desenhos técnicos, fotos e textos para ajudar a guiá-lo através do processo de construção de um cajon. Consulte o blog relacionado para uma discussão sobre os recursos, prós e contras deste design.

Este vídeo tem boas gravações de áudio de dois cajons com design semelhante. A principal diferença no som parece ser devido ao tipo de madeira usada.

Baixe o conjunto completo de planos aqui

Os planos estão cheios de dicas de construção. Use as fotos abaixo para ajudar a entender os desenhos e dicas de construção. Os planos apresentam duas variações no design: Opção A usa peças longas de ‘suporte inferior’, opção B usa peças curtas de ‘suporte à barra de baixo’. Os planos são gratuitos para o seu uso, mas não para redistribuição, reuso e não para serem usados comercialmente.

Peças montadas

Este design tem uma frente inclinada que torna a construção um pouco mais difícil do que um cajon retangular típico. Os painéis laterais são baseados em “trapezoides direito” e não em retângulos.  No entanto, como as peças criam um grande orifício de som retangular, não há necessidade de cortar e moldar um grande orifício de som circular como com os desenhos tradicionais de cajon.

Vista de buraco sonoro voltado para baixo em um cajon caixa de fogo
Opção A: cajon com orifício de som voltado para baixo usando ‘suportes traseiros’. Este cajon é uma mistura de cedro vermelho ocidental e sitka abeto
Opção B: Curto ‘suporte de barra de baixo’ no lugar. Este cajon é feito de sólido sitka abeto.

Os planos usam madeira compensada 1/2 para a caixa de cajon. Muitos cajons produzidos comercialmente usam compensado de árvores de madeira, seja bétula ou madeiras tropicais.  Muitos fabricantes de cajon usam madeira sólida. Os construtores de Cajon geralmente recomendam compensado com mais franqueza e menos lacunas na folha. Madeiras marinhas podem ser usadas. O compensado de nível de gabinete produz um cajon bonito. Lojas de compensado especializados podem fornecer madeira compensada multi-ply. Eu também usei madeira compensada de 3/4 polegadas com bons resultados, embora os cajons sejam pesados.

Painéis laterais

Os planos produzem um cajon que tem cerca de 17 polegadas de altura, o que é curto para algumas pessoas. Modifique os planos para se adequar à sua altura. Eu nunca cortei todas as peças de uma vez. Começo cortando a forma trapezoide direita à altura que quero, então encaixo tudo para se adequar aos lados. Corte o pequeno entalhe na parte inferior após o suporte de suporte/barra inferior estiver colado no lugar.

Painéis laterais esquerdo e direito com suporte inferior colado.

É importante obter o corte na frente o mais contínuo e limpo possível. Você não quer ter que lixar as superfícies da frente. A tapa deve selar bem para maximizar o baixo, o tom e o volume. Eu normalmente faço os cortes de cima e inferior, depois o corte dianteiro, e finalmente o corte de trás.

Uma vez que os lados são cortados, meça o ângulo dianteiro.

Painel Superior

Normalmente vou cortar a parte superior para a largura desejada, em seguida, cortar a frente angular.  Quando o corte frontal estiver perfeito, farei o corte de fundo na parte superior de tal forma que a parte superior se encaixe perfeitamente na parte superior dos painéis laterais.  O ângulo frontal do painel superior deve combinar com o ângulo da frente dos painéis laterais.

Suportes inferiores

Prefiro a opção A, suportes de fundo longo. Acho que são mais rápidos para fazer e adicionar força. Eu os colei antes de cortar a superfície dianteira angular.  Isso dá um lugar mais limpo. Opção B, suporte para barra de baixo produz um buraco de som maior. Eu não fiz cajons suficientes com essas opções para ter uma opinião sobre a qual produz som “melhor”.

Cortando o painel lateral colado e suporte inferior.
Os dowels são adicionados depois que o suporte inferior é colado. O parafuso para um pé de borracha vai ficar entre eles.
Suporte a barras de baixo com uma tira de madeira fina adicional para reforçar o grão final. Não é necessário se você estiver usando lados de compensado.

Barra de Baixo

A barra de baixo segura a parte inferior da tapa e é o elemento de apoio principal que abrange a frente. Eu uso uma peça de 2,25 polegadas de largura, mas vale a pena experimentar com peças mais largas ou até mais estreitas.  Esta peça é frequentemente usada para carregar o cajon então eu normalmente redondo as bordas na parte de trás que não é mostrado no desenho.  A frente da barra de baixo deve ser cortada no mesmo ângulo que a frente das laterais para garantir um ajuste apertado da tapa.

Barra de baixo com bordas traseiras arredondadas no lugar em suportes inferiores.

Painel inferior

O painel inferior mais simples é um retângulo.  Os planos incluem um painel inferior com um corte, mas eu ainda não fiz um desta maneira. Vou atualizar isso quando puder.  Eu arredondado as bordas de onde apropriado que não é mostrado nos planos.

O painel inferior é a peça de madeira mais baixa do cajon. A vista é de trás para a frente. A barra de baixo atravessa a frente do cajon e fica em cima dos suportes inferiores.

Pés de Borracha

Os pés traseiros e os pés dianteiros são tamanhos diferentes. Os pés traseiros devem estar baixos. A frente deve ser alta o suficiente para nivelar o cajon. Parece haver algumas interações complexas entre a largura do painel inferior, a largura do orifício de som e a altura dos pés. Uma pequena diferença na altura dos pés pode fazer uma grande diferença no som do cajon. Em geral, muito alto é melhor do que muito baixo. Eu tento pés diferentes para obter o melhor som.  Embora os planos sugiram de 0,75 a 1 polegada eu me encontro usando 1 polegada na maior parte do tempo. Pés de borracha podem ser ferrados para um pedaço de madeira e lixados para a altura desejada em uma lixadeira de banco.

Cola-up

Os suportes inferiores são colados nos lados primeiro e os dowels colocados dentro Quando isso estiver seco, todas as peças estão coladas. Primeiro, o suporte da barra de baixo é colado e fixado nos dois lados e imediatamente após a parte superior e inferior são colados e fixados nas laterais.

Colando os suportes inferiores (Opção A) nos painéis laterais.
Colando a barra de baixo. Este cajon usa suportes de barra de baixo, Opção B.
Acredito em pelo menos 4 grampos de cada lado. Mas não muito apertado!

Aparelhos de canto são colados depois que a caixa estiver seca.

Colando aparelhos de canto em forma triangulare entre o painel superior e o lado.
Cinta de canto colando entre o painel inferior e o lado. Só é necessário se os suportes de baixo forem usados.

A Parte de Trás

Aqui está um blog anterior sobre anexar a parte de trás.

Eu uso Lexan de 0,093 polegadas de espessura para a maioria dos meus painéis traseiros cajon que eu acoplo com 2 partes epóxi e parafusos. Se eu usar madeira, agora estou inclinado a usar dimensões mais grossas para trás. Os planos originais sugerem 4mm mas eu os atualizei para 0,5 polegadas de espessura. Eu acho que para muitos tipos de madeira saque4mm é muito fino.  Cajons comerciais usam madeira fina e densa para trás.  Os incríveis cajons feitos no Peru usam madeira grossa e sólida nas costas e têm um ótimo som. Mas eles são pesados. Se eu estivesse fazendo um cajon de madeira compensada feita de árvores de madeira macia, eu usaria 1/2 compensado para o painel traseiro também. Se eu tivesse madeira densa, usaria 4 mm ou mais grosso.

A Tapa

A tapa é a frente do cajon, a superfície marcante. É a ‘cabeça de tambor’ de um cajon, ele precisa flexionar por isso 2,5 a 3 mm é típico. Eu uso 3 mm, 3 compensados ‘bétula’ da loja de madeira local para minhas tapas. Acredito que o ply interno não é realmente bétula, apenas a pele exterior fina.  Eu também usei peles de porta ocas recicladas com sucesso. As peles mais antigas das portas ocas eram feitas de madeira tropical e produziam excelentes tapas.  Cajons feitos comercialmente muitas vezes usam madeira compensada de 2,5 a 3 mm, 5 compensadas de bétula para a tapa.  5 compensados de bétula podem ser encontrados na internet a partir de fornecedores especializados de compensado.

Parafusos seguram a tapa no lugar. Estou inclinado a usar um monte de parafusos. Meu pensamento atual é quanto mais apertada a caixa, melhor o som.  As lacunas entre parafusos deixam possíveis passagens de fuga de ar. Alguns cajons comerciais agora colam a porção inferior da tapa e usam parafusos nas partes superiores. Parafusos devem ser contra-afundados.

Ao redor das Bordas

Os planos não mostram, mas é importante a volta das bordas e cantos, especialmente o topo. Um cajon com bordas duras é difícil de sentar por muito tempo.

Fios de Armadilha

Muitos cajons incluem fios de armadilha pressionados contra o interior da tapa para produzir um chocalho. Existem muitas configurações possíveis de arame farpado. Não insto nenhum nestes planos. Meu sistema de armadilhas é simples de construir, mas não é ajustável ao jogar. Confira as fotos neste quadro do Pinterest para outras ideias. Acho que qualquer um desses desenhos de arame de armadilhatambém funcionaria neste projeto cajon.

O Acabamento

Uso óleo de tung 100% puro na tapa. É tudo natural e as mãos dos jogadores terão contato direto com a tapa.  A caixa pode ser terminada com qualquer acabamento que você gostaria. É um tambor, então ele vai precisar de algum abuso.

Cajon completo com um acabamento 100% puro de óleo de tung.

Tempo para conclusão

As pessoas sempre me perguntam quanto tempo leva para fazer um.  Essa é uma pergunta difícil para mim porque eu geralmente tenho vários cajons em obras ao mesmo tempo e a vida em geral muitas vezes cria lacunas de trabalho. E compensado vs madeira maciça também vai afetar o tempo necessário para fazer um.  Além disso, há quatro passos, 1) colando o suporte inferior para os lados, 2) colando a caixa juntos, 3) colando as chaves de canto e 4) prendendo a parte de trás, onde o adesivo deve secar durante a noite. Dependendo do acabamento que você usá-lo precisará secar dias a semanas. Eu acho que um trabalhador qualificado com uma boa loja poderia cortar e moldar as peças de compensado em uma ou duas horas.  Colar e prender depois disso deve levar mais algumas horas. Lixando e terminando mais algumas horas.  Adicione a este momento a secagem da cola durante a noite e uma semana está quase certa. Muitas vezes levo duas semanas para começar a terminar.