Devo fazer e vender tambores Cajon?

Recentemente Chad Wellman perguntou ao fórum do Facebook ‘Play Cajon’: “Construí meu próprio tambor e me perguntam qual é a marca. Quando digo a eles que mesmo fiz boas críticas. Devo começar minha própria marca de tambor cajon e vendê-los? Aqui está a resposta que escrevi para ele, embora eu tenha atualizado e continuarei a atualizá-lo à medida que eu descobrir mais.

Cajon em uma mesa com outras mesas vendendo itens em uma feira de artesanato.
Firebox Cajon à venda na Sunnyside Market Craft Fair em Gustavus Alaska

A resposta é… Sim, mas aqui estão algumas informações para ajudá-lo a entender a economia que afetará seu negócio.

O maior vendedor de cajons do mundo domina o mercado. Nos EUA apenas faça uma pesquisa na Amazon, você verá quem eles são. Vamos chamá-los de “Big Cajon”. O que você não verá na Amazon são qualquer um dos mais de 45 construtores de cajon artesanal dos EUA. Big Cajon é tão eficaz na produção, publicidade e distribuição de seus cajons que muitos músicos nem sabem que existem outras marcas.

Os mais de 45 fabricantes artesanais de cajon dos EUA preenchem mercados de nicho. Os bem-sucedidos parecem se concentrar em diversas estratégias de marketing: músicos, igrejas, marcenaria personalizada/tamanhos, crianças/educação e “local”.

Boca a boca entre músicos funciona: na Califórnia bateristas falam sobre Kotz Cajon; no nordeste, Dozzi Cajon; centro-oeste, Lewi Cajon; e no Alasca, Lefty. Para usar essa estratégia, você precisará de alguns amigos músicos ou você precisará visitar com bateristas e levar seus cajons para fora. Isso vai levar tempo. Parte do apelo aqui é que você pode construir cajons apropriadamente dimensionados e acolchoados para uso como um trono baterista. E as pessoas dos EUA tendem a ser grandes, você pode dimensionar seus cajons para caber. (Links para estes os construtores mencionados acima são encontrados em: https://www.cajonsmadein.com/cajon-drums-by-manufacturer.html)

Muitas igrejas nos EUA têm música como parte de seus serviços e pequenas igrejas muitas vezes usam cajons para percussão. Eu acho que esta é uma estratégia difícil de se concentrar, mas tem funcionado para alguns construtores cajon.

“Costume” é uma estratégia de marketing quente no mundo da música e vale a pena ter em mente. Há muitos marceneiros incríveis fazendo cajons que são obras de arte, e instrumentos fantásticos.  DayDrums Cajon Co., Percussão Moravian e Tambores Cajon Personalizados vêm à mente. Sugiro olhar para seus sites e produtos para ver se você vai caber nesse nicho.

Cajon personalizado feito no Alasca

Cajons são uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre ritmo, tempo e construir coordenação e trabalho em equipe. Pequenos cajons para crianças é um mercado real, mas os pais geralmente estão procurando opções baratas, então para o fabricante personalizado de cajon provavelmente não é a melhor estratégia para se concentrar.

“Feito localmente” é talvez a melhor estratégia de marketing. Por exemplo, “Made in Florida” soa bem e vai apelar localmente. E há pontos de venda ambientais para cajons feitos localmente: “Claro, você poderia enviar uma caixa de compensado cheia de ar no meio do mundo, ou… você poderia comprar um cajon feito em seu bairro! Localmente, melhora e diversifica a economia local.

A madeira de origem local também pode ter um grande apelo aos compradores locais. Não se deixe enganar pelos fabricantes que destacam a “bétula báltica”. Claro que é uma ótima opção, mas alguns dos melhores cajons do mundo são feitos no Peru a partir de madeira tropical sólida. E muitos construtores de cajon em todo o mundo usam bosques locais com ótimos resultados. Há um construtor de cajon na Costa Rica que anuncia seus produtos como feitos de árvores cultivadas em sustentabilidade, é um ponto de venda que funciona para ele.

Há milhões de pessoas em sua área urbana próxima. A chave para o sucesso é divulgar seu produto localmente. Venda seus produtos em feiras de artesanato locais, festivais de música e shows. Doe seus cajons ‘extras’ para suas escolas locais, bibliotecas e para pequenos locais de música acústica. Converse com músicos e deixe seu cartão de visita em locais locais. Na internet, crie uma página no Facebook dedicada aos seus produtos. Inicie um canal no YouTube e adicione bons vídeos demo’ing seus cajons. Vendê-los em Reverb.com e Craigslist.

Big Cajon pertence a um grande fabricante de instrumentos musicais, um grande negócio que toca pelas regras das grandes empresas. A maioria de seus cajons são feitos em fábricas eficientes na Ásia. O custo por unidade deles para materiais e mão-de-obra é uma fração do que será seu. Eles dominam o mercado de Internet e o mercado de lojas de música para cajons. É improvável que você seja capaz de competir efetivamente com eles em grande escala. Mas em um nível local você deve ser capaz de esculpir um nicho, mas pode levar tempo e esforço.

Não espere ganhar um prédio vivo e vender cajons. A maioria dos fabricantes de cajon dos EUA são marceneiros/músicos apaixonados que descobriram que o edifício Cajon é uma maneira agradável e criativa de complementar sua renda.

Aqui estão alguns links que devem ajudar:

https://www.cajonsmadein.com/the-best-cajon.html
https://www.cajonsmadein.com/how-to-sell-cajon-drums.html
https://www.cajonsmadein.com/cajons-made-in-usa.html