Planos Cajon – Buraco sonoro voltado para baixo e tapa inclinada

Cajon plans with downward facing sound hole

Como construir um Cajon

Este artigo descreve o mais recente projeto de construção e detalhes do projeto Firebox Cajon ‘Open Hearth’.  Ele usa desenhos técnicos, fotos e textos para ajudar a guiá-lo através do processo de construção de um cajon. Consulte o blog relacionado para uma discussão sobre os recursos, prós e contras deste design.

Este vídeo tem boas gravações de áudio de dois cajons com design semelhante. A principal diferença no som parece ser devido ao tipo de madeira usada.

Baixe o conjunto completo de planos aqui

Os planos estão cheios de dicas de construção. Use as fotos abaixo para ajudar a entender os desenhos e dicas de construção. Os planos apresentam duas variações no design: Opção A usa peças longas de ‘suporte inferior’, opção B usa peças curtas de ‘suporte à barra de baixo’. Os planos são gratuitos para o seu uso, mas não para redistribuição, reuso e não para serem usados comercialmente.

Peças montadas

Este design tem uma frente inclinada que torna a construção um pouco mais difícil do que um cajon retangular típico. Os painéis laterais são baseados em “trapezoides direito” e não em retângulos.  No entanto, como as peças criam um grande orifício de som retangular, não há necessidade de cortar e moldar um grande orifício de som circular como com os desenhos tradicionais de cajon.

Vista de buraco sonoro voltado para baixo em um cajon caixa de fogo
Opção A: cajon com orifício de som voltado para baixo usando ‘suportes traseiros’. Este cajon é uma mistura de cedro vermelho ocidental e sitka abeto
Opção B: Curto ‘suporte de barra de baixo’ no lugar. Este cajon é feito de sólido sitka abeto.

Os planos usam madeira compensada 1/2 para a caixa de cajon. Muitos cajons produzidos comercialmente usam compensado de árvores de madeira, seja bétula ou madeiras tropicais.  Muitos fabricantes de cajon usam madeira sólida. Os construtores de Cajon geralmente recomendam compensado com mais franqueza e menos lacunas na folha. Madeiras marinhas podem ser usadas. O compensado de nível de gabinete produz um cajon bonito. Lojas de compensado especializados podem fornecer madeira compensada multi-ply. Eu também usei madeira compensada de 3/4 polegadas com bons resultados, embora os cajons sejam pesados.

Painéis laterais

Os planos produzem um cajon que tem cerca de 17 polegadas de altura, o que é curto para algumas pessoas. Modifique os planos para se adequar à sua altura. Eu nunca cortei todas as peças de uma vez. Começo cortando a forma trapezoide direita à altura que quero, então encaixo tudo para se adequar aos lados. Corte o pequeno entalhe na parte inferior após o suporte de suporte/barra inferior estiver colado no lugar.

Painéis laterais esquerdo e direito com suporte inferior colado.

É importante obter o corte na frente o mais contínuo e limpo possível. Você não quer ter que lixar as superfícies da frente. A tapa deve selar bem para maximizar o baixo, o tom e o volume. Eu normalmente faço os cortes de cima e inferior, depois o corte dianteiro, e finalmente o corte de trás.

Uma vez que os lados são cortados, meça o ângulo dianteiro.

Painel Superior

Normalmente vou cortar a parte superior para a largura desejada, em seguida, cortar a frente angular.  Quando o corte frontal estiver perfeito, farei o corte de fundo na parte superior de tal forma que a parte superior se encaixe perfeitamente na parte superior dos painéis laterais.  O ângulo frontal do painel superior deve combinar com o ângulo da frente dos painéis laterais.

Suportes inferiores

Prefiro a opção A, suportes de fundo longo. Acho que são mais rápidos para fazer e adicionar força. Eu os colei antes de cortar a superfície dianteira angular.  Isso dá um lugar mais limpo. Opção B, suporte para barra de baixo produz um buraco de som maior. Eu não fiz cajons suficientes com essas opções para ter uma opinião sobre a qual produz som “melhor”.

Cortando o painel lateral colado e suporte inferior.
Os dowels são adicionados depois que o suporte inferior é colado. O parafuso para um pé de borracha vai ficar entre eles.
Suporte a barras de baixo com uma tira de madeira fina adicional para reforçar o grão final. Não é necessário se você estiver usando lados de compensado.

Barra de Baixo

A barra de baixo segura a parte inferior da tapa e é o elemento de apoio principal que abrange a frente. Eu uso uma peça de 2,25 polegadas de largura, mas vale a pena experimentar com peças mais largas ou até mais estreitas.  Esta peça é frequentemente usada para carregar o cajon então eu normalmente redondo as bordas na parte de trás que não é mostrado no desenho.  A frente da barra de baixo deve ser cortada no mesmo ângulo que a frente das laterais para garantir um ajuste apertado da tapa.

Barra de baixo com bordas traseiras arredondadas no lugar em suportes inferiores.

Painel inferior

O painel inferior mais simples é um retângulo.  Os planos incluem um painel inferior com um corte, mas eu ainda não fiz um desta maneira. Vou atualizar isso quando puder.  Eu arredondado as bordas de onde apropriado que não é mostrado nos planos.

O painel inferior é a peça de madeira mais baixa do cajon. A vista é de trás para a frente. A barra de baixo atravessa a frente do cajon e fica em cima dos suportes inferiores.

Pés de Borracha

Os pés traseiros e os pés dianteiros são tamanhos diferentes. Os pés traseiros devem estar baixos. A frente deve ser alta o suficiente para nivelar o cajon. Parece haver algumas interações complexas entre a largura do painel inferior, a largura do orifício de som e a altura dos pés. Uma pequena diferença na altura dos pés pode fazer uma grande diferença no som do cajon. Em geral, muito alto é melhor do que muito baixo. Eu tento pés diferentes para obter o melhor som.  Embora os planos sugiram de 0,75 a 1 polegada eu me encontro usando 1 polegada na maior parte do tempo. Pés de borracha podem ser ferrados para um pedaço de madeira e lixados para a altura desejada em uma lixadeira de banco.

Cola-up

Os suportes inferiores são colados nos lados primeiro e os dowels colocados dentro Quando isso estiver seco, todas as peças estão coladas. Primeiro, o suporte da barra de baixo é colado e fixado nos dois lados e imediatamente após a parte superior e inferior são colados e fixados nas laterais.

Colando os suportes inferiores (Opção A) nos painéis laterais.
Colando a barra de baixo. Este cajon usa suportes de barra de baixo, Opção B.
Acredito em pelo menos 4 grampos de cada lado. Mas não muito apertado!

Aparelhos de canto são colados depois que a caixa estiver seca.

Colando aparelhos de canto em forma triangulare entre o painel superior e o lado.
Cinta de canto colando entre o painel inferior e o lado. Só é necessário se os suportes de baixo forem usados.

A Parte de Trás

Aqui está um blog anterior sobre anexar a parte de trás.

Eu uso Lexan de 0,093 polegadas de espessura para a maioria dos meus painéis traseiros cajon que eu acoplo com 2 partes epóxi e parafusos. Se eu usar madeira, agora estou inclinado a usar dimensões mais grossas para trás. Os planos originais sugerem 4mm mas eu os atualizei para 0,5 polegadas de espessura. Eu acho que para muitos tipos de madeira saque4mm é muito fino.  Cajons comerciais usam madeira fina e densa para trás.  Os incríveis cajons feitos no Peru usam madeira grossa e sólida nas costas e têm um ótimo som. Mas eles são pesados. Se eu estivesse fazendo um cajon de madeira compensada feita de árvores de madeira macia, eu usaria 1/2 compensado para o painel traseiro também. Se eu tivesse madeira densa, usaria 4 mm ou mais grosso.

A Tapa

A tapa é a frente do cajon, a superfície marcante. É a ‘cabeça de tambor’ de um cajon, ele precisa flexionar por isso 2,5 a 3 mm é típico. Eu uso 3 mm, 3 compensados ‘bétula’ da loja de madeira local para minhas tapas. Acredito que o ply interno não é realmente bétula, apenas a pele exterior fina.  Eu também usei peles de porta ocas recicladas com sucesso. As peles mais antigas das portas ocas eram feitas de madeira tropical e produziam excelentes tapas.  Cajons feitos comercialmente muitas vezes usam madeira compensada de 2,5 a 3 mm, 5 compensadas de bétula para a tapa.  5 compensados de bétula podem ser encontrados na internet a partir de fornecedores especializados de compensado.

Parafusos seguram a tapa no lugar. Estou inclinado a usar um monte de parafusos. Meu pensamento atual é quanto mais apertada a caixa, melhor o som.  As lacunas entre parafusos deixam possíveis passagens de fuga de ar. Alguns cajons comerciais agora colam a porção inferior da tapa e usam parafusos nas partes superiores. Parafusos devem ser contra-afundados.

Ao redor das Bordas

Os planos não mostram, mas é importante a volta das bordas e cantos, especialmente o topo. Um cajon com bordas duras é difícil de sentar por muito tempo.

Fios de Armadilha

Muitos cajons incluem fios de armadilha pressionados contra o interior da tapa para produzir um chocalho. Existem muitas configurações possíveis de arame farpado. Não insto nenhum nestes planos. Meu sistema de armadilhas é simples de construir, mas não é ajustável ao jogar. Confira as fotos neste quadro do Pinterest para outras ideias. Acho que qualquer um desses desenhos de arame de armadilhatambém funcionaria neste projeto cajon.

O Acabamento

Uso óleo de tung 100% puro na tapa. É tudo natural e as mãos dos jogadores terão contato direto com a tapa.  A caixa pode ser terminada com qualquer acabamento que você gostaria. É um tambor, então ele vai precisar de algum abuso.

Cajon completo com um acabamento 100% puro de óleo de tung.

Tempo para conclusão

As pessoas sempre me perguntam quanto tempo leva para fazer um.  Essa é uma pergunta difícil para mim porque eu geralmente tenho vários cajons em obras ao mesmo tempo e a vida em geral muitas vezes cria lacunas de trabalho. E compensado vs madeira maciça também vai afetar o tempo necessário para fazer um.  Além disso, há quatro passos, 1) colando o suporte inferior para os lados, 2) colando a caixa juntos, 3) colando as chaves de canto e 4) prendendo a parte de trás, onde o adesivo deve secar durante a noite. Dependendo do acabamento que você usá-lo precisará secar dias a semanas. Eu acho que um trabalhador qualificado com uma boa loja poderia cortar e moldar as peças de compensado em uma ou duas horas.  Colar e prender depois disso deve levar mais algumas horas. Lixando e terminando mais algumas horas.  Adicione a este momento a secagem da cola durante a noite e uma semana está quase certa. Muitas vezes levo duas semanas para começar a terminar.

Devo fazer e vender tambores Cajon?

Recentemente Chad Wellman perguntou ao fórum do Facebook ‘Play Cajon’: “Construí meu próprio tambor e me perguntam qual é a marca. Quando digo a eles que mesmo fiz boas críticas. Devo começar minha própria marca de tambor cajon e vendê-los? Aqui está a resposta que escrevi para ele, embora eu tenha atualizado e continuarei a atualizá-lo à medida que eu descobrir mais.

Cajon em uma mesa com outras mesas vendendo itens em uma feira de artesanato.
Firebox Cajon à venda na Sunnyside Market Craft Fair em Gustavus Alaska

A resposta é… Sim, mas aqui estão algumas informações para ajudá-lo a entender a economia que afetará seu negócio.

O maior vendedor de cajons do mundo domina o mercado. Nos EUA apenas faça uma pesquisa na Amazon, você verá quem eles são. Vamos chamá-los de “Big Cajon”. O que você não verá na Amazon são qualquer um dos mais de 45 construtores de cajon artesanal dos EUA. Big Cajon é tão eficaz na produção, publicidade e distribuição de seus cajons que muitos músicos nem sabem que existem outras marcas.

Os mais de 45 fabricantes artesanais de cajon dos EUA preenchem mercados de nicho. Os bem-sucedidos parecem se concentrar em diversas estratégias de marketing: músicos, igrejas, marcenaria personalizada/tamanhos, crianças/educação e “local”.

Boca a boca entre músicos funciona: na Califórnia bateristas falam sobre Kotz Cajon; no nordeste, Dozzi Cajon; centro-oeste, Lewi Cajon; e no Alasca, Lefty. Para usar essa estratégia, você precisará de alguns amigos músicos ou você precisará visitar com bateristas e levar seus cajons para fora. Isso vai levar tempo. Parte do apelo aqui é que você pode construir cajons apropriadamente dimensionados e acolchoados para uso como um trono baterista. E as pessoas dos EUA tendem a ser grandes, você pode dimensionar seus cajons para caber. (Links para estes os construtores mencionados acima são encontrados em: https://www.cajonsmadein.com/cajon-drums-by-manufacturer.html)

Muitas igrejas nos EUA têm música como parte de seus serviços e pequenas igrejas muitas vezes usam cajons para percussão. Eu acho que esta é uma estratégia difícil de se concentrar, mas tem funcionado para alguns construtores cajon.

“Costume” é uma estratégia de marketing quente no mundo da música e vale a pena ter em mente. Há muitos marceneiros incríveis fazendo cajons que são obras de arte, e instrumentos fantásticos.  DayDrums Cajon Co., Percussão Moravian e Tambores Cajon Personalizados vêm à mente. Sugiro olhar para seus sites e produtos para ver se você vai caber nesse nicho.

Cajon personalizado feito no Alasca

Cajons são uma ótima maneira de ensinar as crianças sobre ritmo, tempo e construir coordenação e trabalho em equipe. Pequenos cajons para crianças é um mercado real, mas os pais geralmente estão procurando opções baratas, então para o fabricante personalizado de cajon provavelmente não é a melhor estratégia para se concentrar.

“Feito localmente” é talvez a melhor estratégia de marketing. Por exemplo, “Made in Florida” soa bem e vai apelar localmente. E há pontos de venda ambientais para cajons feitos localmente: “Claro, você poderia enviar uma caixa de compensado cheia de ar no meio do mundo, ou… você poderia comprar um cajon feito em seu bairro! Localmente, melhora e diversifica a economia local.

A madeira de origem local também pode ter um grande apelo aos compradores locais. Não se deixe enganar pelos fabricantes que destacam a “bétula báltica”. Claro que é uma ótima opção, mas alguns dos melhores cajons do mundo são feitos no Peru a partir de madeira tropical sólida. E muitos construtores de cajon em todo o mundo usam bosques locais com ótimos resultados. Há um construtor de cajon na Costa Rica que anuncia seus produtos como feitos de árvores cultivadas em sustentabilidade, é um ponto de venda que funciona para ele.

Há milhões de pessoas em sua área urbana próxima. A chave para o sucesso é divulgar seu produto localmente. Venda seus produtos em feiras de artesanato locais, festivais de música e shows. Doe seus cajons ‘extras’ para suas escolas locais, bibliotecas e para pequenos locais de música acústica. Converse com músicos e deixe seu cartão de visita em locais locais. Na internet, crie uma página no Facebook dedicada aos seus produtos. Inicie um canal no YouTube e adicione bons vídeos demo’ing seus cajons. Vendê-los em Reverb.com e Craigslist.

Big Cajon pertence a um grande fabricante de instrumentos musicais, um grande negócio que toca pelas regras das grandes empresas. A maioria de seus cajons são feitos em fábricas eficientes na Ásia. O custo por unidade deles para materiais e mão-de-obra é uma fração do que será seu. Eles dominam o mercado de Internet e o mercado de lojas de música para cajons. É improvável que você seja capaz de competir efetivamente com eles em grande escala. Mas em um nível local você deve ser capaz de esculpir um nicho, mas pode levar tempo e esforço.

Não espere ganhar um prédio vivo e vender cajons. A maioria dos fabricantes de cajon dos EUA são marceneiros/músicos apaixonados que descobriram que o edifício Cajon é uma maneira agradável e criativa de complementar sua renda.

Aqui estão alguns links que devem ajudar:

https://www.cajonsmadein.com/the-best-cajon.html
https://www.cajonsmadein.com/how-to-sell-cajon-drums.html
https://www.cajonsmadein.com/cajons-made-in-usa.html

Construindo Cajons – Anexando o painel traseiro sem grampos

Este método é uma maneira rápida e fácil de obter uma parte de trás apertada e totalmente lacrada presa à sua construção cajon.  Funciona bem com qualquer material nas costas. Não são usados grampos. Eis o que você precisa:

  • material de espuma de almofada de camping, deve ser espuma compressível de algum tipo, cerca de 1/2 polegada (1,3cm) de espessura
  • uma pequena quantidade de cola quente ou semelhante para anexar a espuma à placa traseira
  • 12 pequenos blocos de compensado ou madeira( cerca de 4x1x1 polegada {10×2.5,5 cm} dependendo da espessura do seu material traseiro)
  • uma broca e parafusos para aparafusar os blocos
  • alguns objetos pesados para pesar a caixa, totalizam cerca de 45kg

Se você usar epóxi, este método funciona bem mesmo com superfícies que não são perfeitamente planas.  A limpeza é mínima. Olhar para as fotos abaixo pode ser informação suficiente para fazê-lo ir.

Nestas fotos eu uso policarbonato para o cajon de volta mas o método é o mesmo para compensado. Há algumas informações específicas de policarbonato no final do blog para aqueles de vocês que querem andar no lado selvagem.

Eu cortei e lixei a parte de trás um pouco maior que a caixa por cerca de 1/16 em (1,5 mm), então, depois que ela é presa à caixa, areia as bordas flush.

Cola quente protege espuma às bordas de policarbonato usado para cajon de volta.
A espuma é colada apenas ao redor da borda da superfície externa da parte de trás.

Corte as tiras de espuma para ser uma 1/8 polegada maior que a espessura lateral da caixa.  Geralmente cerca de 1/2 polegada a 1 polegada (1,3 cm a 2,5 cm). Use cola quente para anexar tiras estreitas de espuma de almofada de acampamento ao longo da borda da superfície externa da parte de trás.

As tiras de espuma do acampamento servem dois propósitos. Evita que a parte de trás se mova e fornece uma superfície compressível para distribuir pressão uniformemente por toda a zona de apego. Não use uma folha cheia de espuma de almofada de acampamento, isso fará com que a parte de trás se curve no centro e você não terá uma parte de trás ‘esticada’. Vire a parte de trás, a parte de trás fica de frente para baixo com 6 pequenos blocos compensados das bordas. A espuma suporta a parte de trás. É a única coisa que apoia a parte de trás.

Mascarar o interior da parte de trás com fita de tal forma que o mascaramento vem dentro de cerca de 1/8 polegada das laterais.

Gabarique para segurar cajon mostrando o primeiro nível de blocos parados longe do policarbonato de trás.

Prepare o gabarito que segurará a caixa de cajon para trás enquanto o adesivo seca. O primeiro nível de blocos não deve tocar nas bordas da parte de trás. Deixe-os de volta cerca de 3/8ths polegada (1 cm). Se você usar blocos de madeira, você precisará pré-fazer furos para os parafusos ou os blocos serão divididos. Prefiro blocos de compensado. O primeiro nível deve ser alto o suficiente para que o segundo nível nunca toque no adesivo escorrendo da articulação.

Coloque a parte de trás na espuma de gabarito para baixo e exatamente para onde ele irá durante a cola real para cima. Coloque cuidadosamente a caixa de cajon exatamente na parte de trás onde você quer que ela se sente quando estiver colada.  Coloque cuidadosamente e aparafusado 3 segundos blocos de nível sem mover a caixa, dois de um lado e um na parte superior. Eles devem apenas tocar os lados do cajon. Com os blocos de nível de 3 segundos aparafusados, remova a caixa.

Jig para segurar cajon com 3 blocos tendo 1º e 2º níveis de blocos no lugar.

Prepare seu adesivo favorito, nestas fotos estou usando epóxi claro de 2 partes mas para uma parte de madeira eu provavelmente usaria Titebond III (não cola quente, isso é apenas para a espuma apoiar o vínculo temporário). Eu costumo tirar a parte de trás do gabarito para colocar o adesivo.

Aplique uma camada de epóxi nas bordas do policarbonato.
Aplique uma camada de adesivo nas bordas da parte de trás. Esta parte de trás não tem mascarar ao redor da borda interna e vai exigir muito mais limpeza do que uma parte de trás com mascaramento.

Coloque o adesivo na parte de trás ao redor da borda onde a caixa será anexada. Uma vez que seu adesivo está ligado, coloque a parte de trás no gabarito e certifique-se de que a parte de trás está perfeitamente alinhada com os blocos de nível apropriados de 3 segundos. Vire a caixa e coloque-a cuidadosamente na parte de trás, com o lado apropriado e superior contra os blocos de segunda camada.

Por 5 a 10 segundos, pressione lentamente a caixa para baixo enquanto desloca ligeiramente sua posição para espalhar o adesivo uniformemente. Termine com a caixa pressionada firmemente contra os blocos de 3 segundos de nível.

Coloque cerca de 1/3 dos pesos na caixa para mantê-lo estacionário. Coloque e aparafusado o segundo nível restante de blocos. Eles devem ser confortáveis contra os lados. Depois que eles estiverem no lugar, a caixa não deve se mover.

O nível inferior dos blocos é compensado para não entrar em contato com o adesivo. A camada superior de blocos segura a caixa de cajon no lugar.
O nível inferior dos blocos é compensado para não entrar em contato com o adesivo. A camada superior dos blocos segura a caixa de cajon no lugar.

Vire a caixa e coloque-a cuidadosamente no poli, alinhando as bordas.
A caixa e para trás com as camadas inferior e superior de blocos no lugar.

Uma vez que todos os blocos estejam no lugar adicione o peso restante. Eu uso muito peso. Algumas das minhas primeiras tentativas com menos peso foram menos bem sucedidas.

Usando grandes blocos para pesar a caixa de cajon enquanto cola as costas.
Pesando na caixa. Estes são blocos de abeto sitka que são bastante leves. O peso total é de cerca de 50kg.

Com os pesos no lugar, alcance dentro da caixa, através do orifício de som e remova a fita adesiva. Se necessário, raspe o adesivo de acesso que escorre da articulação. Em seguida, limpe a área com o solvente apropriado. Quanto mais excesso de adesivo você pode remover, mais fácil será a limpeza depois de definida.

No dia seguinte, remova o peso e a areia da borda para fazer a parte de trás dar descarga. Se necessário, a areia interna das costas para remover o adesivo residual.

A borda da parte de trás lixada flush com os lados e topo do cajon.
A borda da parte de trás lixada flush com os lados e topo do cajon.

Uma caixa apertada é fundamental para bom som e construção durável. Enquanto construía meus primeiros cajons, usei grampos para prender as costas. Eles funcionaram, mas foi confuso e um pouco complicado. Tenho certeza que há outras maneiras de fazer isso. E muitas melhorias são possíveis para este método. Por favor, comente abaixo. Obrigado, Bill.

Firebox Cajon com policarbonato para trás, cedro vermelho e laterais de cedro amarelo por cima e inferior.
Firebox Cajon com policarbonato traseiro, cedro vermelho e laterais de cedro amarelo, superior e inferior. Fabricado no Alasca, EUA

Firebox Cajon com tapa luaan, cedro vermelho e laterais de cedro amarelo, superior e inferior. Acabamento do óleo de tung. Fabricado no Alasca, EUA
Firebox Cajon com tapa luaan, cedro vermelho e laterais de cedro amarelo, superior e inferior. Acabamento do óleo de tung. Fabricado no Alasca, EUA

Anexando o policarbonato como um cajon de volta:

O policarbonato dá muita ressonância a um cajon. Cortei o poli com uma lâmina de cerâmica em uma serra de gabarito que é muito, muito mais segura do que outros métodos que tentei. Então eu lixeio ambos os lados para ‘congelar’ a folha com uma lixadeira de cinto ou uma lixadeira orbital. Depois de limpar as bordas internas com álcool, o policarbonato está pronto para ‘colar’ com epóxi de 2 partes ou AquaSeal como adesivo.  Crítico é um epóxi que não é escorrendo. Precisa ser um pouco grosso para preencher e aderir.  Se você estiver usando epóxi, você deve trabalhar rápido para revestir o policarbonato e posicionar a caixa antes que o epóxi comece a definir. Qualquer grão final deve ser selado com uma fina camada de epóxi um dia antes de colar. Muitas epóxis são solúveis de calor, se você fizer um cajon com uma parte traseira epóxia não deixe que ele aqueça. E é uma boa ideia colocar alguns parafusos para ajudar a garantir que ele permaneça.

Atualizado em 4 de fevereiro de 2020